O 3º Encontro de Profissionais de Enfermagem Militar marcou a manhã desta quarta-feira (18) durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em Recife-PE. Organizado pela Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares do Conselho Federal de Enfermagem (CONPEM/Cofen), o evento contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Aeronáutica, reunindo mais de 200 congressistas para discutir questões essenciais à Enfermagem Militar.
Na programação, os palestrantes abordaram a importância da Enfermagem Militar em ações operacionais e humanitárias, enfatizando as competências necessárias para a atuação em situações de crise. Além disso, discutiram a relevância da gestão na Enfermagem Militar, destacando os desafios e as melhores práticas na liderança de equipes em ambientes de alta pressão.
O Capitão Wilton José Patrício, coordenador do CONPEM e presidente do Coren-ES, ressaltou a importância da colaboração entre as diversas áreas presentes e a necessidade de um espaço para debater a atuação da Enfermagem Militar. “Este encontro evidenciou a contribuição significativa da Enfermagem Militar nas diversas áreas operacionais, reforçando o nosso papel na promoção da saúde”, destacou.
O 3º Encontro de Profissionais de Enfermagem Militar se consolidou como um marco para o fortalecimento e a valorização da categoria no Brasil, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área.
Palestrantes
Major QOE Cássia Cristina da Silva Guimarães (Exército Brasileiro)
Coronel Enfermeira Josiany Bezerra Dantas (Exército Brasileiro)
Capitão de Fragata Enfermeiro Alexandre César Emídio de Lira (Marinha do Brasil)
1º Sargento SEF Artur Luis Teixeira Santiago (Exército Brasileiro)
Suboficial André Luís Ferreira (Marinha do Brasil)