Abordagem à tentativa suicida é tema de curso no 24° CBCENF

Diógenes utiliza abordagem técnica para impedir que mortes por suicídio ocorram

A cada 45 minutos ocorre uma morte por suicídio no Brasil e, para cada morte, existem outras 20 tentativas. O 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) apresentou, nesta segunda-feira (12/9), uma série de procedimentos no curso de Abordagem Técnica à Tentativa Suicida em Ambiente Pré-Hospitalar. A capacitação busca promover o combate ao preconceito acerca da saúde mental e suicídio, que ainda são muito presente na sociedade.

O curso foi ministrado pelo major do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), Diógenes Munhoz, que atua na prevenção de tentativa ao suicídio desde 2005. A temática é de grande importância na capacitação dos profissionais de Enfermagem que atuam na abordagem de tentativa de suicídio. “Uma pessoa que está tentando tirar a própria vida, também pode tirar um outra vida”, aponta Diógenes.

Dividido em três etapas, o curso discutiu também a prevenção através de possíveis sinais de alerta e casos de suicídios silenciosos e pósvenção dos sobreviventes enlutados. A abordagem técnica atua como uma ponte de prevenção à futuras tentativas. Cerca de 50% das pessoas que não recebem o tratamento adequado irão tentar novamente, e no caso de uma segunda tentativa, a porcentagem sobe para 70%. 

Capacitação promove o combate ao preconceito que ainda existe com pessoas com ideação suicida

A saúde mental e o preconceito com os profissionais, tratamentos e medicamentos da área também foi tema do curso que já acontece em 11 estados para a área de urgência e emergência desde 2015. 

No Brasil são registradas cerca de 12 mil mortes de suicídio por ano. A prevenção através de campanhas como setembro amarelo, impactam de forma direta nos meses seguintes onde os registros são menores em comparação.

Centro de Valorização da Vida – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, através do disque 188. 

 

Rolar para cima