Um marco histórico para a Enfermagem brasileira foi alcançado nesta terça-feira (17), no 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Recife-PE. Durante o II Seminário de Práticas Avançadas de Enfermagem, foi oficialmente criada a Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Práticas Avançadas em Enfermagem – Rede EPA Brasil, uma iniciativa que promete transformar o cenário da profissão no país.
A ação não apenas marcou a criação da Rede EPA Brasil, mas também envolveu os congressistas do 26º CBCENF na construção colaborativa do estatuto da nova sociedade. Cada participante teve a oportunidade de contribuir com opiniões e sugestões sobre os diversos tópicos do estatuto, assegurando que a estrutura reflita de forma democrática as necessidades e expectativas da área.
Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, a criação da Rede EPA Brasil representa um passo importante na formalização e expansão das Práticas Avançadas de Enfermagem. “Isso estabelece um novo patamar para a atuação da nossa categoria. As Práticas Avançadas vão além dos diagnósticos convencionais, pois adotam uma abordagem mais abrangente e integrada ao tratamento dos pacientes, principalmente em situações complexas e crônicas”, destacou.
Chapa eleita
A Diretoria Nacional, órgão de administração da Rede EPA Brasil, foi eleita pelos associados com direito a voto para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleita para o mesmo cargo por apenas um mandato sucessivo.
A chapa “Novos rumos para a Enfermagem” apresenta os nomes abaixo para composição da primeira diretoria da Rede Epa Brasil.
Presidente: Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso (Unioeste)
Vice-presidente: Ellen Marcia Peres (UERJ/Cofen)
1º. Secretário: Manoel Vieira de Miranda Neto (Einsten)
2º. Secretário: Cláudia Santos Martiniano Sousa (UEPB)
1º. Tesoureiro: Pedro Fredemir Palha (EERP/USP)
2º. Tesoureiro: Antônio da Silva Ribeiro (Coren RJ)
Coordenadora das Comissões Permanentes: Débora Cecilia Chaves de Oliveira (UERJ)
Comissão de educação: Marjorie Dantas Medeiros Melo (UFPA)
Comissão de pesquisa: Silvia Maria de Sá Basilio Lins (UFF/UERJ)
Comissão de prática profissional: Elizimara Ferreira Siqueira (SMS Florianópolis)
Comissão de certificação e titulação: Rosimere Santana (UFF)
Comissão de publicação, divulgação e comunicação social: Neyson Pinheiro Freire (Cofen)
Conselho fiscal efetivo: Emerson Willian (ERP USP); Lillian Behring (UERJ); Marilia (EERP USP)
Conselho fiscal suplente: Roberta de Araújo e Silva (UFMA); Vanessa Cappellesso Horewicz Felix (UNIOESTE); Carlos Jordan (UEPB)