O Seminário de Práticas Avançadas de Enfermagem – Experiências Internacionais chegou à sua terceira edição. Realizado anualmente no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o encontro de 2025 será dedicado à discussão sobre modelos de formação de enfermeiros mestres em práticas avançadas, nos contextos espanhol e francês.
“A intenção é incentivar a reflexão sobre a qualificação profissional e contribuir para o debate sobre regulamentação das Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE) no Brasil, com base nas experiências de outros países”, afirmou Neyson Freire, assessor do Cofen e coordenador do projeto.
O seminário acontecerá na quarta-feira (10/09), durante a 27ª edição do CBCENF, que será realizado de 08 a 11 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador. Na ocasião, também serão apresentados resultados da análise secundária do banco de dados qualitativos da pesquisa “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): estudo nacional de métodos mistos”, realizada pela Comissão de Práticas Avançadas de Enfermagem do Cofen e pelo Grupo de Trabalho para análise de dados de PAE.
A pesquisa considerou respostas de 831 enfermeiros, entrevistados em 26 estados, no Distrito Federal e em 108 municípios de diferentes perfis, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. Para isso, foram utilizados instrumentos traduzidos para o português, testados e validados, que avaliam competências relacionadas as Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE).
Ellen Peres, coordenadora da comissão e conselheira federal do Cofen, destacou os principais achados do estudo. “Os resultados mostraram convergência entre as práticas implementadas pelos enfermeiros da APS e as práticas avançadas de Enfermagem, em todas as competências de PAE, segundo o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), os quais serão apresentados nos artigos a serem publicados na Revista Acta Paulista”.
PROGRAMAÇÃO
(10/09 – Quarta-feira)
09:00h – Abertura
09:15 às 10:15 – Painel 1: “Evidências de Práticas Avançadas de Enfermagem no âmbito da atuação dos enfermeiros no contexto da Atenção Primária em Saúde, no Brasil”
Palestrantes:
- Pedro Fredemir Palha, Manoel Miranda, Juliana Brandão, Emerson Willian.
Moderadora:
- Luciana Fonseca, coordenadora adjunta de Programas Profissionais – Área
Enfermagem/CAPES.
10:15 às 11:00 – Debate
11: 00 às 11:30 – Painel 2 : A experiência de PAE do Instituto Einstein em São Paulo – SP, e do município de Florianópolis em Santa Catarina.
Palestrantes:
- Carine Teles Sangaletti Miyahira, enfermeira, doutora em ciências, especialista em feridas crônicas, hipertensão, síndrome metabólica. Professora Unicentro/Albert Einstein.
- Elizimara Ferreira Fonseca, enfermeira, mestre em enfermagem, responsável técnica pela APS de Florianópolis, SC e membro da Comissão de PAE do Cofen.
11:30 às 12:00 – Debate
14 :00 – Mesa Redonda : Modelos de formação de enfermeiros mestres em Práticas Avançadas em Enfermagem
Palestrantes:
- José Luiz Cobo, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN)
- Clarissa Terenzi Seixas, professora adjunta do Département Universitaire de Sciences Infirmières da Faculté de Santé da Université Paris Cité, França.
Moderadora:
- Evelin Bezerra da Silva – Diretora do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde – Ministério da Saúde.
15:00 às 16:00 – Debate
16:00 às 17:00 – Oficina: “A prática clínica do enfermeiro no manejo de lesões do sistema tegumentar (feridas): o que é essencial”
Palestrante:
- Carine Teles Sangaletti Miyahira, enfermeira, doutora em ciências, especialista em feridas crônicas, hipertensão, síndrome metabólica. Professora Unicentro/Albert.