A 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselho Enfermagem (CBCENF) apresentou, nesta segunda-feira (16/9), o curso “Ferramentas e Indicadores de Gestão para a Qualidade e Segurança do Paciente”. A capacitação visou aprimorar as práticas administrativas na Enfermagem, abordando métodos que podem ser aplicados em pequena, média e longa escala.
Focado em teorias e métodos administrativos, o curso preparou os congressistas para diagnosticar falhas nos processos de gestão e estruturar soluções práticas sob a perspectiva da Enfermagem. As ferramentas apresentadas permitem realizar a gestão de pessoas através de indicadores, estratégias e táticas operacionais, além de identificar lacunas existentes.
O palestrante Laércio Neves, especialista em Gestão da Saúde, destacou que a atuação durante os processos não se limita apenas a problemas pontuais, mas busca a criação de uma cultura de melhoria contínua, onde a equipe está em constante desenvolvimento e adaptação. Ele ressaltou que falhas em algumas fases do processo de implementação e manutenção são responsáveis por cerca de 94% dos problemas de gestão.
Neves enfatizou que a equipe de Enfermagem deve ser a prioridade na gestão. “Quando o assunto é gestão, o paciente não é o foco, mas sim toda a equipe envolvida na segurança e no atendimento. Ao aplicar ferramentas para selecionar e capacitar, garantimos um ambiente de trabalho seguro e eficiente, além da evolução contínua dos profissionais”, pontou.