Em uma demonstração da força da Enfermagem brasileira, a abertura do 26º Congresso Brasileiro de Enfermagem reuniu, na noite de segunda-feira, 16/9, no Centro de Convenções de Pernambuco, dezenas de autoridades de todo o Brasil e milhares de congressistas. “Esse congresso existe para vocês, profissionais e estudantes de Enfermagem”, saudou o presidente, Manoel Neri, que recebeu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e os senadores Fabiano Contarato (ES), Teresa Leitão (PE) e Humberto Costa (PE).
A ministra Nísia Trindade reafirmou com a construção de uma agenda de políticas públicas que reconheça e valorize a atuação dos enfermeiros, fundamentais para a resolutividade e efetividade da atenção primária e nas equipes multiprofissionais.
“Não há uma cidade nesse Brasil, uma vila, onde o profissional de Enfermagem não esteja presente. Saúde não se faz apenas com equipamentos. Saúde se faz com recursos humanos capacitados e valorizados, e a Enfermagem representa a maioria dos profissionais de Saúde no Brasil”, reforçou o presidente Manoel Neri.
A Enfermagem é a maior categoria profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), com 87,27% dos trabalhadores, composta por enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem e parteiras, segundo dados do Centro Nacional de Informações do Trabalho na Saúde (CENITS).
Parceira do Cofen na implementação das Práticas Avançadas de Enfermagem, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) foi representada por sua autoridade máxima no Brasil, Socorro Gross. As delegações internacionais incluíram os presidentes da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem e dos Conselhos de Portugal, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Conquistas Políticas
O presidente Manoel Neri ressaltou a importância da mobilização política da categoria para a garantia de direitos e defesa da Saúde. A abertura também teve a presença dos deputados federais Bruno Farias (MG), Dorinaldo Malafaia (AP) e Benedita da Silva (RJ), além de deputados estaduais da Enfermagem, dirigentes sindicais e do prefeito de Olinda.
Autor da Lei do Piso Salarial, aprovada sob forte mobilização dos trabalhadores sob liderança dos Conselhos de Enfermagem, o senador Fabiano Contarato foi aplaudido com entusiasmo pelo auditório. Declamando Irene no Céu, de Manoel Bandeira, Contarato concluiu: “Vocês não precisam pedir licença”.