7º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 7º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental. Com o tema “Dimensão Ético Política nas Práticas Profissionais de Enfermagem em Saúde Mental”, o encontro acontece nos dias 17 e 18 de setembro, durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Recife. Para participar, os interessados devem estar inscritos no 26º CBCENF, acessar a aba “meus cursos” e se registrar para o encontro.

A palestra magna será proferida pela enfermeira Sonia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O cuidado em liberdade, a formação para o cuidado em Saúde Mental e o atendimento a pessoas em sofrimento psíquico na pandemia de covid-19 e desastres naturais estão entre os temas debatido no evento. Confira a programação.

“Esta 7ª edição acontece em um momento decisivo para o Brasil, de reconstrução da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e retomada dos princípios da Reforma Psiquiátrica”, avalia a professora Dorisdaia Humerez,  integrante da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem e doutora em Saúde Mental. O cuidado em liberdade é a bandeira da Reforma Psiquiátrica. Sintetizada na Lei 10216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a reforma brasileira é fruto de mobilização social, com ampla participação de usuários e profissionais da Saúde.

A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na RAPS. As competências de enfermeiros, técnicos e auxiliares na assistência à Saúde Mental e Psiquiatria estão definidas na Resolução 678/2021.

Registre sua especialidade – Se você já fez especialização, mestrado ou doutorado em saúde mental, registre o seu título agora mesmo em seu Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O procedimento é rápido, fácil e gratuito. A Portaria 336/2022, do Ministério da Saúde, determina que as equipes que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e leitos de internação psiquiátrica em hospital geral devem ter a presença de pelo menos um enfermeiro em saúde mental.

Rolar para cima