Estande coordenado pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conaesm/Cofen) oferecerá capacitação durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (24º CBCENF). O espaço recebe minicursos, com participação dos especialistas engajados no Programa Enfermagem Solidária e capacidade para 25 pessoas.
Temas como autismo, risco de suicídio, manejo de crise psicótica e recursos terapêuticos em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS), que oferece, ainda, capacitação em questões como o racismo na Enfermagem e o impacto do estigma de gêneros e sexualidade.
“Nossa proposta é reunir não apenas enfermeiros especialistas, mas toda a equipe, inclusive estudantes. A Saúde Mental não deve ser pensada isoladamente, ela integra todas as esferas do cuidado”, pontua a coordenadora da Conaesm/Cofen, professora Dorisdaia Humerez.
Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conaesm/Cofen)
O Cofen vem alertando para o retrocesso na reforma psiquiátrica brasileira e a importância preservar o modelo de atenção psicossocial e garantir o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A rede de serviços de base comunitária sofre com uma defasagem no âmbito do orçamento, enquanto os custos dos hospitais psiquiátricos cresceram vultuosamente nos últimos anos.
Encontro Latino-Americano – Maior congresso científico da área de Saúde na América Latina, o 24º CBCENF será realizado de 12 a 15 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com transmissão ao vivo pela multiplataforma CofenPlay.
Além de intensa programação, o congresso será anfitrião de encontros e eventos, incluindo o V Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental. Com tema “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem de saúde mental latino-americana: políticas, inovações, autonomia, direitos, retrocessos”, o encontro internacional acontecerá em 13 e 14 de setembro, durante o CBCENF.
Confira a programação: