Com o intuito de proporcionar um evento seguro para todos, o Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES) definiu uma série de medidas de controle da covid-19 que serão obrigatórias durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O congresso assume o compromisso de contribuir com as medidas que o estado do Ceará adotou durante a pandemia, baseadas nas recomendações, relatórios e dados técnicos das equipes de saúde.
O coordenador do comitê, Eduardo Fernando, ressalta a importância de seguir as medidas sanitárias. “Embora o estado tenha apresentado melhora nos dados epidemiológicos e assistenciais, ainda há necessidade de cuidados com os congressistas e a população cearense, para minimizar os riscos de transmissão e garantir um evento seguro”, explica.
O credenciamento diário no Centro de Eventos funcionará de 8h às 17h. É válido ressaltar que os participantes presenciais já devem estar inscritos na modalidade antes de ingressarem no local, verificando-a com antecedência no site oficial do 24º CBCENF, selecionando a opção “Inscrições e Certificados” ou clicando no link.
O porte do passaporte é recomendado, ainda, caso seja solicitado por algum estabelecimento comercial. A utilização das máscaras de proteção é recomendada para os congressistas que forem idosos, gestantes, pessoas com comorbidades ou que apresentem algum sintoma gripal.
Com o tema “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem: política, inovação e autonomia”, o maior evento da América Latina, que acontece este ano em Fortaleza, já conta com mais de 37 mil inscritos, sendo 10 mil participantes de forma presencial.
COES – Equipe responsável pelo monitoramento, fiscalização das medidas sanitárias e intervenções. O comitê vai dispor de um gabinete de crise para auxiliar as ações durante todo o congresso. Além disso, a Prefeitura Municipal de Fortaleza vai disponibilizar teste de covid-19 para os congressistas que apresentem sintomas da doença.