20/08/2018

Valorização Profissional é tema do 21º CBCENF

Plenário do Cofen aprova programação preliminar do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

Coordenador Leocarlos Cartaxo, coordenador da comissão científica do 21º CBCENF, apresentou a proposta de programação

O plenário do Cofen aprovou, nesta segunda-feira (20/8), a programação preliminar do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Valorização profissional será o tema central do evento, realizado de 26 a 30 de novembro, em Campinas/SP.

“Valorização profissional: novos rumos para a Enfermagem Brasileira” é tema da palestra do presidente Manoel Neri. As perspectivas do SUS em 30 anos são discutidas pelo presidente da Abrasco, Gastão Wagner. A programação traz palestras de grandes nomes como a enfermeira Maria Júlia Paes e Silva e conferencista Roberto Shinyashiki. Foi convidado também o Conselho Internacional de Enfermagem, com foco na campanha “Enfermagem Agora”.

A programação se inicia na segunda-feira (26/11), antes mesmo da abertura oficial, com dezenove cursos pré-congresso, incluindo temas como identificação da sepse, hemodinâmica, práticas integrativas e complementares, dimensionamento, gerenciamento baseado em evidências, entre outros. As palestras serão concentradas no turno matutino. À tarde, acontecem mesas redondas, além de apresentações de experiências exitosas e trabalhos científicos na modalidade e-poster.

O CBCENF recebe, ainda, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem. Atenção Primária em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Mental são temas de alguns dos eventos realizados durante o 21º CBCENF. O Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM) realizará o seu encontro anual durante o congresso, que tem ainda participação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS).

“A proposta aprovada contempla sugestões apresentadas pelos Conselho Regionais de Enfermagem. Buscamos também incluir intelectuais e lideranças de Campinas, a cidade anfitriã, além de abrir espaço para discussão de grandes temas”, explicou o coordenador da Comissão Científica, Leocarlos Cartaxo,  que apresentou a proposta juntamento com Elisabete Pimenta, integrante da comissão. “Estou confiante de que teremos um congresso exitoso, com grande participação e envolvimento.”

Fonte: Ascom/Cofen