08/11/2017

Simulação de Urgência e Emergência movimentou tarde do CBCENF

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro trouxe a ação para dentro do anfiteatro

Equipe dos bombeiros participa de simulação de atendimento de múltiplas vítimas após acidente de carro.

A Comissão de Urgência e Emergência do Cofen realizou, no anfiteatro do CBCENF, simulação de atendimento de múltiplas vítimas após acidente de carro. Houve orientação aos ouvintes em relação triagem de vítimas em campo e narração do passo a passo da simulação.

O Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro e os Militares do GSE simularam um atendimento com 12 vítimas, realizando análise, triagem, atendimento em campo de acordo com protocolo de trauma, realização de procedimentos salvadores de vida e encaminhamento das vítimas.  O Coronel César, um dos bombeiros que coordenou a simulação, falou da honra que foi participar do evento e perceber o interesse dos congressistas em relação ao trabalho de atendimento emergencial em campo.

O atendimento emergencial é vital para que haja sucesso no tratamento das vítimas de acidentes. Ao conhecer e seguir os protocolos corretamente, a chance de recuperação aumenta exponencialmente e é decisiva para o paciente. Esse atendimento é uma ação multiprofissional e reúne esforços de bombeiros, médicos, enfermeiros e socorristas.

A enfermeira do Corpo de Bombeiros, Ingrid Fonseca, foi aplaudida pelos congressistas aos discorrer sobre a importância e bravura dos profissionais de enfermagem na atividade pré-hospitalar. O conselheiro federal Luciano Silva, presidente da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen, prestou homenagem ao corpo de bombeiros e agradeceu pelo exemplo em trabalho de risco “Vocês colocam suas vidas em risco para salvar as nossas”, finalizou.

Fonte: Ascom - Cofen