Fortaleza vai sediar o 24° CBCENF em 2022

Decisão ocorreu através do voto de todos os presidentes de Corens

A cidade de Fortaleza (CE) será a sede do próximo Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em 2022. A decisão ocorreu nesta terça-feira (28), durante a reunião do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, através do voto de todos os presidentes de Corens. Além de Fortaleza, concorreu para sediar o maior congresso de Enfermagem da América Latina a cidade de São Luís, capital do Maranhão.

Esta reunião acontece, tradicionalmente, em todas as edições do CBCENF. Assuntos como a capacitação de fiscais do Sistema, a plataforma Cofen Play e a tramitação do PL 2564 sobre o piso salarial para Enfermagem também foram abordados durante o encontro.

Vários presidentes dos Conselhos Regionais se manifestaram sobre o encaminhamento do PL 2564, tema que foi amplamente debatido durante a reunião. “A aprovação deste Projeto de Lei é uma necessidade urgente para mais de 2,5 milhões de profissionais da Enfermagem em todo o país. A hora é essa, considerando que nossa categoria não pode mais esperar. Então vamos continuar mobilizados até que este importante projeto seja aprovado e se torne lei”, ressaltou o presidente interino do Coren-BA, Holmes Filho.

Sobre a próxima edição do CBCENF, o coordenador do evento, Magno Guedes, ressaltou o sucesso da quantidade de inscritos, em função do novo formato inédito do congresso. “A experiência que vivenciamos com a edição deste ano é que não podemos abdicar deste formato híbrido. A próxima edição certamente será presencial, mas com uma grande participação de profissionais online, democratizando o acesso e ampliando cada vez mais a possibilidade de participação dos profissionais de Enfermagem de todo o país”, disse.

O presidente do Coren-RO, Manoel Neri, reforçou a necessidade do formato misto para o próximo CBCENF, concordando com o posicionamento de Guedes. Ele também defendeu a aprovação do PL 2564 com a emenda proposta pela senadora Eliziane Gama. “Quem acompanha os editais que são publicados pelas prefeituras sabe que os salários ofertados são muito inferiores aos valores propostos na emenda que está sendo debatida. Então parabenizo os presidentes dos Conselhos Regionais que apoiam esta emenda para que o projeto de lei possa ser aprovado com celeridade”, disse.

Neyson falou sobre a plataforma CofenPlay, lançada na abertura do congresso

O coordenador de comunicação do Cofen, Neyson Freire, falou sobre a plataforma Cofen Play, lançada na abertura do 23°CBCENF, que reúne centenas de livros da área da Enfermagem e da Saúde, jornais, revistas, vídeos, podcasts, audiolivros e muito mais. “Vamos lançar a plataforma em todos os estados, esclarecendo dúvidas e orientando os profissionais de cada Regional para ampliar o escopo desta importante iniciativa.

Inclusive, vale destacar que teremos a expansão deste projeto, com acesso aos cursos do programa Proficiência e do programa PÓS TEC Enfermagem”, destacou Neyson. O CofenPlay está disponível no computador, tablet e celular, com acesso gratuito para todos os profissionais inscritos dos Conselhos Regionais.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, conduziu os trabalhos na reunião, franqueado a palavra a todos que se inscreveram, com o objetivo de democratizar o debate. Ela também encaminhou a elaboração de uma carta a ser assinada pelos presidentes ao final do CBCENF, com posicionamento a respeito da tramitação do PL 2564. “Esta carta será entregue durante uma reunião com a senadora Eliziane Gama, no formato virtual, que será realizada na próxima terça-feira (05/10). Outro assunto importante para nosso Sistema é a realização do Encontro dos Coordenadores de Fiscalização, que vai ocorrer provavelmente entre o final de outubro e início de novembro, em São Paulo”, comunicou a presidente.

Ainda durante a reunião, o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, anunciou um encontro sobre empreendedorismo e inovação em saúde, que será realizado em Brasília, no dia 16 de novembro, em parceria com o Sebrae.

Rolar para cima