Encontro Latino-Americano debate Saúde Mental no 23º CBCENF

O 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) receberá, de 27 a 30 de setembro, o Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental. Com o objetivo de congregar parcerias internacionais e debater sobre a melhoria no cuidado em saúde mental dos profissionais e população geral, em países de média e baixa renda, como o Brasil e demais países latino-americanos, o encontro discutirá formação, política, pesquisa e práticas inovadoras em Enfermagem em Saúde Mental, de modo a fortalecer a Enfermagem.

Com programação virtual, transmitida ao vivo, o encontro admite participação de congressistas de todo o subcontinente. Para participar do encontro é necessário estar inscrito no 23º CBCENF.

O evento será coordenado pelos membros da Comissão de Saúde Mental do Cofen, Dorisdaia Humerez, Rosali Barduchi, Mario Antonio Moraes, Cícero Marcondes e Maria do Socorro. “A Enfermagem tem um papel fundamental na atenção humanizada e amenização do sofrimento psíquico, que pode acometer qualquer pessoa”, afirma Dorisdaia. “A pandemia de covid-19 colocou em cheque nossas próprias fragilidades, e a necessidade de atenção à Saúde Mental dos profissionais, sujeitos a intensa pressão”.

Será realizado, na programação do encontro, o debate científico “Programa Enfermagem Solidária. Enfermeiros terapeutas de saúde mental em apoio aos profissionais de Enfermagem em sofrimento psíquico”. O evento oferta, ainda, o curso “Protagonismo do Enfermeiro de Saúde mental da pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA)”.

Confira a programação do encontro:

27/09/2021

NOITE – ABERTURA DO 23º CBCENF

28/09/2021

13h00 – 13h30 – Recepção dos participantes. (Apresentação de vídeo – (Os Excluídos – Pessoas em situação de rua)

14h00 – 14h30 – Sessão de abertura. Apresentação do programa. (Video – Coral: Dizem que sou louco)

14h30-16h30 – Sessão de Debates Cientificos: Políticas Públicas em Saúde Mental: Panorama, Avanços, Retrocessos e Desafios na América Latina

16:h30 – 18h00- Eu posso adoecer mentalmente? O processo do adoecer mental, desvelado no filme: O Mistério de Peter

29/09/2021

14h00 – 15h00 – Ouvidores de Vozes: Enfermeiro como facilitador nos grupos

Vídeo apresentando revelando a prática inovadora em Saúde mental

29/09/2021 – 15h00 – 15:40h- Ética, respeito y habilidad en la extrema necesidad de una

15h40 – 16:30h – Milhões de enlutados (as) no país pela pandemia: negação da vivência do luto. Assistência de Enfermagem em Saúde mental

Encerramento – Carta de recomendações –CONAESM

Em decorrência da pandemia, este ano o congresso será online. As inscrições para o evento e para trabalhos científicos estão abertas até o dia  8 de agosto.

Rolar para cima