16/09/2022

E-book sobre Saúde Mental é lançado no 5º Encontro Latino-Americano

Obra abordou diretrizes de atenção à Enfermagem

5º Encontro Latino-Americano ocorreu no 24° CBCENF, em Fortaleza, Ceará

O encerramento do 5º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental celebrou o lançamento do e-book Diretrizes Nacionais de Atenção À Enfermagem em Saúde Mental, na última quarta-feira (14/9). A obra é composta por 24 artigos e já está disponível no CofenPlay para download gratuito.

As temáticas do livro foram estabelecidas através da prática integral e humanizada da Enfermagem, definidos pela Coordenação de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ao todo, mais de 60 autores colaboram na escrita dos artigos que compõem o e-book. 

A autora Rosali Isabel Barduchi Ohi, vítima da covid-19, foi homenageada pelos congressistas ao som de aplausos: “Roseli para sempre presente na Enfermagem”. A professora Roseli atuou junto ao Cofen entre 2017 e 2021 e sua contribuição para Enfermagem deixará um legado para diversos profissionais da área.

“Esse livro servirá como ajuda, não só para os profissionais de saúde mental, mas também para toda Enfermagem”, afirmou a coordenadora da Comissão Nacional em Saúde Mental do Cofen, Dorisdaia Humerez. “E quem sabe não podemos traduzi-lo para o espanhol?”, brincou com os convidados latinos que prestigiaram o encontro.

Encontro destacou a luta de resistência pela Saúde Mental

Resistência – O 5º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental foi marcado por uma nova fase da Enfermagem da saúde mental. O ato de resistir se refere a todo preconceito com à saúde mental, ainda muito presente na sociedade.

O Encontro reuniu palestrantes de toda a América Latina com debates em português e em espanhol, que foram traduzidos simultaneamente para os congressistas do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). 

Com o tema Valorização e Reconhecimento da Enfermagem de Saúde Mental, o evento discutiu através de nove mesas e oficinas, inovações das práticas de cuidado e dimensão ético política nas ações dos Enfermeiros terapeutas.

Fonte: Ascom - Cofen