25/09/2017

Comissão científica divulga programação do 20º CBCENF

Leonardo Boff, Drauzio Varella e Leandro Karnal estão entre palestrantes confirmados

“Cuidar da Vida: sustentabilidade, espiritualidade e resiliência” é tema de palestra magna do 20º CBCENF

A Comissão Científica do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) divulgou a programação completa* do evento. Os mais de 8 mil inscritos podem se preparar para uma intensa agenda, incluindo mesas redondas, apresentações de trabalhos, mini-cursos, oficinas e lançamentos de livros.

A palestra magna “Cuidar da Vida: sustentabilidade, espiritualidade e resiliência”, do teólogo Leonardo Boff, abrirá a programação do congresso, que acontecerá de 6 a 10 de novembro, no Rio Centro (Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca), Rio de Janeiro. Estão confirmadas, ainda, palestras do filósofo Leandro Karnal (8/11) e o médico Drauzio Varela (9/11), autor de Estação Carandiru, que apresentará análise do atendimento da população pelo SUS e planos de saúde.

O deputado Orlando Silva, autor Projeto de Lei 2295/2000, vai participar de mesa redonda sobre a jornada semanal de 30h, reivindicação histórica da Enfermagem. Debate sobre Projeto de Lei 4930/2016, que cria exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de Enfermagem, também tem presença prevista do autor, deputado Lúcio Vieira Lima. Os impactos das reformas trabalhista e da previdência social para a Enfermagem será tema de mesa redonda com a deputada estadual Enfermeira Rejane e a advogada Suzani Ferraro, da Comissão de Previdência Social da OAB/RJ.

Em palestra, Drauzio Varella vai analisar o atendimento da população pelo SUS e planos de saúde.

O Novo Código de Ética em Enfermagem será tema de mesa redonda. A “transversalidade no ensino de ética” também irá a debate.

Encontros institucionais também marcam a programação do CBCENF, maior evento anual da área de Saúde da América Latina. “O 20º CBCENF será um marco para a Enfermagem. Além da intensa programação científica, receberemos encontros internacionais e setoriais”, explica o conselheiro Leocarlos Cartaxo, coordenador científico do congresso, que receberá eventos como a Conferência Latinoamericana e Caribenha de Enfermagem, a Reunião da Junta Diretiva do CIE, o Encontro Latinoamericano de Enfermagem e Saúde Mental, encontros de profissionais militares, de técnicos e auxiliares de Enfermagem, encontro técnico de Saúde da Mulher, entre outros.

Os lotes de inscrições prévias para o congresso esgotaram-se, com interesse recorde do público. Serão disponibilizadas 500 vagas para inscrição no local.

*Programação temporariamente indisponível

Fonte: